O que é Musicalização

Musicalização é uma área de estudos musicais que busca apresentar elementos que levem o aluno a compreensão da linguagem musical. Sim, a música é considerada uma das linguagens dos seres humanos, tanto quanto a alfabética e quanto a numérica, sendo uma poderosa forma de nos expressarmos universalmente. Isso nos leva a perceber que musicalização não é somente para crianças, mas para todos.

A música interage diretamente com o nosso estado emocional e sentimental, participando da questão do bem estar em qualquer faixa etária. Passa pelo nosso gosto pessoal, pelas experiências e estímulos durante toda nossa vida.

Musicalizar compreende então o despertar da percepção musical mais ativa, o desenvolvimento do conhecimento musical e a apropriação e utilização da música como um todo de maneira mais autônoma pelo aluno.

O contato com o estudo musical favorece diferentes habilidades e aspectos, tais como:

  • imaginação,
  • apreciação,
  • exploração,
  • coordenação motora,
  • memorização,
  • psicomotricidade,
  • interação social,
  • expressão,
  • reflexão, entre outros.

Para vivenciar a música como conhecimento você não precisa decidir tocar um instrumento no primeiro momento.

Para bebês existem aulas interativas em que já é possível estimular toda a musicalidade, bem como no decorrer de toda a infância.

Para adolescentes, jovens e adultos a abordagem já deixa de ter foco na ludicidade, sendo mais objetiva e buscando uma rápida identificação e satisfação pessoal. Isso pode acontecer por meio não só de aulas específicas de musicalização ou de instrumento, mas também por meio da participação em grupos de diferentes formações, como: coral, grupos de percussão, grupos vivenciais, bandas, orquestras escola, vivências musicais orientadas, entre outros.

Para imergir no mundo da música lembre-se que não é preciso dom, talento ou magia. Todos temos uma musicalidade inerente ao nosso corpo. Nós andamos no ritmo, nosso coração bate no ritmo, falamos cantando em diferentes alturas, batemos palmas com algum ritmo, gritamos no limiar da nossa voz e, em tudo, a música já é uma parte de nós, mesmo quando não surgiu a oportunidade para que isso se revele.

Procure um bom curso, bons profissionais e, se você se decepcionou em alguma ocasião, não desista. A música é para todos, mas às vezes o caminho escolhido não foi o melhor para quem você é. Faça música! Viva música! Toque a sua música, a música que toca você!

Texto de Zulmira M. Freire, Especialista em Educação musical e Regência

Deixe um comentário

Visite

Agende uma visita

Conheça nossa escola
O calendário está carregando...
Powered by Booking Calendar